logo

logo

Brasil

Presente no Brasil desde 1885, a Aliança Francesa é a única organização cujo ensino da língua francesa é reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional Francês.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris. Desde a sua criação, em 1885, a rede das Alianças não parou de crescer em simbiose com as preocupaçãoes educativas e culturais do Brasil. Formada por associações sem fins lucrativos, presididas por personalidades da sociedade brasileira – como, por exemplo, o do Dr. Ernesto Silva, antigo presidente da Aliança Francesa de Brasília e um dos fundadores de Brasília – a rede das Alianças é composta, hoje, por 39 Alianças, 8 centros associados, uma delegação geral e mais de 500 professores ensinando o francês nos 27 estados da vasta federação brasileira a 35.000 alunos. Esta rede trabalha infatigavelmente para trocar idéias, conhecimento e cultura. Pelo seu dinamismo e seu compromisso, ela nos convida a partilhar e, mais ainda, a amar esta partilha. É uma rede que se impõe hoje como o autor essencial da cooperação linguística, educativa e cultural bilateral, propondo sem interrupção às instituições educativas: formação de professores, recursos multimídia em apoio às suas performances, informações científicas e profissionais às quais cada um aspira por gosto pessoal ou projeto profissional.

“Alargar o universal de nossas diferenças” é um dos projetos de nosso tempo e, certamente é a vocação da rede brasileira das Alianças. Ela nos lembra que o melhor caminho rumo ao universal é o específico: é preciso emergir do contexto para entrar inteiramente em sua realidade.

Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 39 centros e 6 centros parceiros, distribuídos por praticamente todo o país.

A Delegação Geral do Brasil, que coordena as atividades culturais e os programas de ensino no país, é situada no Rio de Janeiro e tem como responsável atual o Sr. Jean-Paul Lefèvre.