logo

logo

Cursos para Crianças

Para quem
Para crianças de 4 a 10 anos de idade que desejam, por vontade própria ou pelo incentivo dos pais, iniciar ou dar continuidade no despertar (inicio) com a língua francesa.

Acolhimento e nivelamento
Baseamo-nos nos critérios de idade, alfabetização, contato anterior com a língua francesa, objetivos com o curso, adaptação e maturidade.

Equipe
Seu corpo docente é composto por professores francófonos e assistentes estudantes da língua francesa.
Todos os anos, nossa equipe participa de formações pedagógicas para atualização de recursos, métodos, pesquisas de novos materiais didáticos e reavaliação de atuação em sala de aula, no contato com profissionais brasileiros e estrangeiros, da área do ensino de FLE – Français Langue Étrangère para crianças.

Objetivo do curso

O curso para crianças da Aliança Francesa, tem como objetivos gerais:
· Sensibilizar as crianças da existência de outras línguas e culturas no mundo;
• Despertar a consciência metalinguística: postura de reflexão em relação a sua própria língua;
• Facilitar aprendizagem recriando condições da língua materna: ação em conjunto, linguagem inscrita na experiência e situação de interação;
• Propor tarefas que considerem que haverá desenvolvimento das competências da criança, partindo do que ela sabe e considerando o que ela adquiriu após a intervenção do professor;
• Usar de atividades que apreciem a capacidade de comunicação, recepção e produção dos alunos;
• Desenvolver o gosto por estudar a língua francesa;

Abordagem Pedagógica
Sabemos que os processos de educar e aprender são variáveis por natureza e que mediante a esta realidade devemos ser flexíveis, adaptáveis e estar receptíveis a biografia e as mudanças que acompanham a cada uma de nossas crianças. Assim, para eleger recursos didáticos e o sistema de avaliação, analisamos o perfil de cada grupo e cada aluno.
Das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever, o curso para crianças, de forma geral, destaca a oralidade e a escuta como meio de ensinar e aprender a língua francesa.
Conforme o desenvolvimento cognitivo de cada faixa-etária e a conquista da alfabetização, nas aulas são apresentadas atividades que envolvem a leitura e a escrita do idioma, porém sem que tais habilidades sejam exigências.
Nós acreditamos que é possível aprender e ensinar com alegria e prazer. Para isso, utilizamos do brincar, do lúdico, de jogos, de documentos visuais, sonoros, ateliês de cozinha, de artes, do jardim, para proporcionar momentos agradáveis que serão associados a aprendizagem do novo idioma e despertam a vontade de continuar essa descoberta.
Trabalhamos com módulos de ensino organizados em unidades didáticas independentes,progressivas, elaboradas pelos professores, tendo como guia norteador “Le Cadre Européen commun de référence pour les langues” – CECRL e baseados em determinados temas que são do interesse das crianças.

Formas de avaliação
A infância nos permite utilizar outros recursos avaliativos que não são somente os quantitativos para captar outras nuances importantes da aprendizagem. Nós optamos por utilizar portfólios, diários de bordo e acompanhamento por classe do aproveitamento de cada uma de nossas crianças em vez de provas.
De acordo com o perfil de cada grupo e aluno, nossos educadores têm a liberdade de buscar as formas de avaliação que melhor auxiliem na resposta sobre a condução das classes e aprendizagem em parceria com o Lycée Français François Mitterrand de Brasília.

Histórico de Métodos utilizados
Tatou le Matou – Hachette
Les Loustics – Hachette
Amis et Compagnie – CLE Internacional
Conduta
Todas as classes são acompanhadas pela presença de dois educadores: professor e assistente.
A quantidade máxima de alunos por sala é de 12 alunos, para manter a qualidade do acompanhamento.
A duração de nossas aulas é de 1h40 minutos uma vez por semana com momento de pausa*.
As famílias são responsáveis pela providência do lanche de suas crianças.
*Há possibilidade de aumentar a frequência semanal. Procurar a coordenação pedagógica.

Recursos
– Sala ambientada para acolhimento
– Auditório
– Horta Pedagógica
– Mediateca
– Literatura infantil francesa
– Jogos
– Cozinha Pedagógica
– bebedouros
– Banheiros