logo

logo

CURSOS PARA CRIANÇAS

Clique abaixo para visualizar a lista de turmas disponíveis, nas unidades Asa Sul e Sudoeste.

TURMAS 2/2017

Para quem
Para crianças de 4 a 10 anos de idade que desejam, por vontade própria ou pelo incentivo dos pais, iniciar ou dar continuidade no despertar (inicio) com a língua francesa.

Acolhimento e nivelamento
Baseamo-nos nos critérios de idade, alfabetização, contato anterior com a língua francesa, objetivos com o curso, adaptação e maturidade.

Equipe
Seu corpo docente é composto por professores francófonos e assistentes estudantes da língua francesa.
Todos os anos, nossa equipe participa de formações pedagógicas para atualização de recursos, métodos, pesquisas de novos materiais didáticos e reavaliação de atuação em sala de aula, no contato com profissionais brasileiros e estrangeiros, da área do ensino de FLE - Français Langue Étrangère para crianças.

Objetivo do curso

O curso para crianças da Aliança Francesa, tem como objetivos gerais:
· Sensibilizar as crianças da existência de outras línguas e culturas no mundo;
• Despertar a consciência metalinguística: postura de reflexão em relação a sua própria língua;
• Facilitar aprendizagem recriando condições da língua materna: ação em conjunto, linguagem inscrita na experiência e situação de interação;
• Propor tarefas que considerem que haverá desenvolvimento das competências da criança, partindo do que ela sabe e considerando o que ela adquiriu após a intervenção do professor;
• Usar de atividades que apreciem a capacidade de comunicação, recepção e produção dos alunos;
• Desenvolver o gosto por estudar a língua francesa;

Abordagem Pedagógica
Sabemos que os processos de educar e aprender são variáveis por natureza e que, mediante esta realidade, devemos ser flexíveis, adaptáveis e estar receptíveis à biografia e às mudanças que acompanham cada uma de nossas crianças. Assim, para eleger recursos didáticos e o sistema de avaliação, analisamos o perfil de cada grupo e cada aluno.
Das quatro habilidades lingüísticas: falar, ouvir, ler e escrever, o curso para crianças, de forma geral, destaca a oralidade e a escuta como meio de ensinar e aprender a língua francesa.
Conforme o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária e a conquista da alfabetização, as aulas apresentam atividades que envolvem a leitura e a escrita do idioma, porém sem que tais habilidade sejam exigências.
Nós acreditamos que é possível aprender e ensinar com alegria e prazer. Para isso, utilizamos o lúdico através da arte, de brincadeiras, jogos, documentos visuais e sonoros, atividades na cozinha, no jardim, tudo para proporcionar momentos agradáveis que serão associados à aprendizagem do novo idioma e despertar a vontade de continuar essa descoberta.
Trabalhamos com módulos de ensino organizados em unidades didáticas independentes, progressivas e elaboradas pelos professores, tendo como guia norteador “Le Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues” – CECRL e baseados em determinados temas que são do interesse das crianças.

Formas de avaliação
A infância nos permite utilizar outros recursos avaliativos que não são somente os quantitativos para captar outras nuances importantes da aprendizagem. Nós optamos por utilizar portfólios, diários de bordo e acompanhamento por classe do aproveitamento de cada uma de nossas crianças em vez de provas.
De acordo com o perfil de cada grupo e aluno, nossos educadores têm a liberdade de buscar as formas de avaliação que melhor auxiliem na resposta sobre a condução das classes e aprendizagem em parceria com o Lycée Français François Mitterrand de Brasília.

Histórico de Métodos utilizados
Tatou le Matou - Hachette
Les Loustics - Hachette
Amis et Compagnie – CLE Internacional
Conduta
Todas as classes são acompanhadas pela presença de dois educadores: professor e assistente.
A quantidade máxima de alunos por sala é de 12 alunos, para manter a qualidade do acompanhamento.
A duração de nossas aulas é de 1h40 minutos uma vez por semana com momento de pausa*.
As famílias são responsáveis pela providência do lanche de suas crianças.
*Há possibilidade de aumentar a frequência semanal. Procurar a coordenação pedagógica.

Recursos
- Sala ambientada para acolhimento
- Auditório
- Horta Pedagógica
- Mediateca
- Literatura infantil francesa
- Jogos
- Cozinha Pedagógica
- bebedouros
- Banheiros