top of page

qui., 26 de nov.

|

Canal da AF Brasília, no YouTube

5 Anos do Acordo de Paris: Onde estamos?

Webinários propostos em parceria entre a Embaixada da França, a Aliança Francesa e a Universidade de Brasília discutem as mudanças climáticas no mundo.

O registro está fechado
Ver outros eventos
5 Anos do Acordo de Paris: Onde estamos?

Horário e local

26 de nov. de 2020 15:00 – 03 de dez. de 2020 15:00

Canal da AF Brasília, no YouTube

Sobre o evento

Nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, o canal do YouTube da Aliança Francesa de Brasília apresenta dois webinários com o objetivo de celebrar os cinco anos do Acordo de Paris. Os especialista discutem o cenário atual e o futuro da situação climática do planeta. 

O evento é aberto ao público, que poderá intervir com perguntas e comentários no chat ao vivo.

A mudança global do clima é um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta e enfrentará num futuro próximo, na época do Antropoceno. Os padrões insustentáveis de produção e consumo, a exploração crescente de recursos naturais pouco respeitosa dos limites planetários e a crescente concentração de renda a nível mundial são fatores conhecidos que tornam as respostas extremamente complexas.

O regime internacional do clima, consolidado na Rio 1992 com a Convenção-quadro das Nações Unidas (ONU) sobre mudança do clima, iniciou o longo processo de negociações multilaterais. O ano de 2015 foi um marco referencial com a assinatura do Acordo de Paris, o lançamento da Agenda 2030 da ONU e a Agenda de Ação de Addis Abeba.

Agravado pela crise global da Covid-19 neste ano, o desafio do clima exige que a lógica de ação coletiva seja construída no sentido de superar obstáculos políticos atuais para a implementação de políticas efetivas, em nome do interesse geral da humanidade. 

Neste contexto, os webinários trarão duas grandes perguntas. A primeira: onde estamos? Ou seja, cabe investigar o que foi feito no passado recente, quais os principais avanços e dificuldades. A segunda: Aonde vamos? Para trilhar pistas de reflexão, visando fortalecer as iniciativas que lograram sucesso, e criar novos compromissos.

26/11 e 03/12 | 15H

Canal da Aliança Francesa de Brasília: youtube.com/aliancafrancesabrasilia

COMPOSIÇÃO DOS WEBINÁRIOS

Webinário n°1, 26/11/2020, 15:00

O Acordo de Paris, cinco anos depois: onde estamos agora?

Moderador: Francisco Gaetani, ex-diretor da Escola nacional de administração pública - ENAP

Integrantes :

  • Matias Franchini, Professor da Universidade Del Rosario, Bogotá

O acordo de Paris na América do Sul, cinco anos depois

  • Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente do Brasil na época da CoP 21

O papel do Brasil nas negociações do Acordo de Paris

  • Carlos Rittl, ex-diretor do Observatório do Clima que participou da CoP 21

O papel das ONGs na conclusão do Acordo de Paris, a situação cinco anos depois.

Webinário n°2, 03/12/2020, 15:00

O Acordo de Paris, cinco anos depois: para onde estamos indo?

Integrantes :

  • Laurence Tubiana, ex-embaixadora francesa encarregada das negociações da CoP 21

Cinco anos após o Acordo de Paris, quais são os principais desafios?

  • Sandrine Maljean-Dubois, Professora de Direito Ambiental na Universidade de Aix-Marseille

Olhar legal sobre a implementação do Acordo de Paris e a negociação do Artigo 6.

  • Sergio Leitão, Diretor Executivo do Instituto Escolhas

Olhar econômico sobre o custo do status quo em comparação com o custo da transição ecológica no Brasil.

  • Jorge M. T. Camargo, geólogo, especialista em petróleo

Quais são as perspectivas para a transição energética no Brasil?

Compartilhe este evento

bottom of page