qua., 07 de abr.
|Asa Sul
Literaturas da África Subsariana em Língua Francesa
Novo curso temático ofertado pela Aliança Francesa de Brasília, com a cara da África. Uma verdadeira viagem na língua francesa espalhada pelo mundo!

Horário e local
07 de abr. de 2021 18:30 BRT – 23 de jun. de 2021 20:10 BRT
Asa Sul, Sia Lt A - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-079, Brasil
Sobre o evento
Os alunos inscritos na Aliança Francesa de Brasília têm acesso a mais de 10 mil obras catalogadas e disponíveis para empréstimo no acervo da Midiateca. E para complementar a grande disponibilidade de livros dos mais diversos autores francófonos, também é exclusivo aos alunos matriculados o acesso gratuito à biblioteca digital do Instituto Francês de Paris, a Culterethèque. A plataforma dispõe de diversos arquivos digitais como revistas, e-books, vídeos, músicas, jornais e concertos.
Com o intuito de explorar as ferramentas disponibilizadas pela Aliança Francesa de Brasília aos alunos, para promover a imersão no mundo francófono, e inspirando-se pela diversidade cultural da Francofonia apresentada pelo método utilizado atualmente nas Alianças Francesas do Brasil - Défi -, a proposta do curso surge para reforçar esta ideia. Em um ponto de vista ainda mais específico, o curso irá propor uma viagem por três obras de autores originários da região da África Subsariana. Serão três meses em contato com as culturas africanas interligadas pela literatura em língua francesa.
Especialista na obra do escritor togolês Gustave Akakpo, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), filiada ao Laboratório de Pesquisas sobre a dramaturgia subsariana e ao Laboratório Scènes Francophones et Écritures de l’Altérité da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, a professora Rosana Correia aplicará a coordenação do curso e levará os alunos inscritos a um mundo francófono visto através de outras perspectivas.
Obras e autores propostos:
- Léonora Miano, com o livro Les Aubes écarlates
Léonora Miano é uma autora franco-camaronesa, com mais de quinze obras publicadas que lhe valeram uma série de prêmios. Em 2013, Léonora se tornou a primeira autora de origem africana a vencer o Prêmio Femina, por seu romance La saison de l'ombre.
- Koffi Kwahulé, com o livro Monsieur Ki. Rhapsodie parisienne à sourire pour caresser le temps
Koffi Kwahulé é um autor costa-marfinense, ganhador de prêmios como o Ahmadou Kourouma e o Grande Prêmio da Costa do Marfim das Letras. Suas obras são marcadas pela influência do Jazz, inclusive no ritmo do texto. Koffi já escreveu cerca de 30 peças, além de contos e romances.
- Henri Lopes, com o livro Une Enfant de Poto-Poto
Henri Lopes é um escritor congolês que tem uma trajetória político-diplomática de muito destaque no Congo. é Ganhador de importantes prêmios, como o Grande Prêmio Literário da África Negra.
Datas importantes:
→ Início do curso: 07 de abril de 2021.
→ Término do curso: 23 de junho de 2021.