seg., 08 de mar. | Canal YouTube da Aliança Francesa

Webinário gratuito - Mulheres na política

Por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, a Embaixada da França no Brasil organiza, em parceria a Embaixada do México no Brasil, a ONU Mulheres e a Aliança Francesa de Brasília, um webinário dedicado às mulheres na política.
Os ingressos não estão à venda
Webinário gratuito - Mulheres na política

Horário e local

08 de mar. 15:00 – 17:00
Canal YouTube da Aliança Francesa

Sobre o evento

Inscreva-se! 

Esse evento se insere no âmbito do Fórum Geração Igualdade - um encontro global pela igualdade entre mulheres e homens, organizado pela ONU Mulheres e co-presidido pela França e pelo México em parceria com a sociedade civil. Adiado devido à crise da Covid-19, o evento, que estava previsto para ocorrer em julho de 2020, acontecerá no primeiro semestre de 2021, primeiro na Cidade do México e depois em Paris.

Nessa roda de conversa, mulheres políticas com diferentes trajetórias vão compartilhar experiências, conquistas e anseios. Parlamentares e lideranças brasileiras e francesas vão debater os avanços que o mundo político tem conhecido nos últimos tempos em termos de igualdade de gênero, tanto na França quanto no Brasil, e os grandes desafios que ainda se apresentam. 

O evento reunirá virtualmente:

· Manuela d'Ávila (PCdoB) - Manuela é jornalista e mestre em políticas públicas. Foi a vereadora mais jovem de Porto Alegre, deputada federal mais votada do Brasil e deputada estadual mais votada em 2014. Como Deputada Federal, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em 2011 e 2012. Foi candidata à vice-presidência do Brasil em 2018 pelo PCdoB, compondo chapa com Fernando Haddad (PT) e candidata à prefeitura de Porto Alegre, em 2020. É militante pelos direitos da mulher. Fundou o Instituto "E Se Fosse Você?", voltado ao combate das fake news e redes de ódio.

· Laurence Rossignol (PS) - Ex-ministra das Famílias, das Crianças e dos Direitos das Mulheres, Laurence Rossignol (PS) é senadora pour Oise, vice-presidente do Senado da França, Membro da Delegação dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres do Senado. Em 2001, foi eleita conselheira municipal em Compiègne e em 2004, vice-presidente do Conselho Geral da Picardia, responsável pela vida associativa, juventude e economia social.

· Sonia Guajajara (PSOL) - Sonia Guajajara foi candidata à vice-presidência do Brasil em 2018 pelo PSOL, compondo chapa com Guilherme Boulos, sendo a primeira indígena em eleições presidenciais. Sua militância começou na Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas no Maranhão (COAPIMA) e continuou com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Atualmente, Sonia é a Coordenação Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

· Anne Blanc (LREM) - Com rica experiência como representante eleita, primeiro localmente e depois em âmbito nacional, Anne Blanc foi prefeita de Naucelle, de 2001 a 2017, e presidente da Comunidade dos Municípios de Pays Ségali, de 2002 a 2017. Hoje, Anne Blanc é deputada de Aveyron pelo partido LREM, mandato que começou em 2017, e Conselheira Departamental de Aveyron, desde 2015. É presidente do grupo parlamentar da amizade França-Brasil.

· Dorinha Seabra Rezende (DEM) - Professora Dorinha foi eleita deputada federal pelo Tocantins pela primeira vez em outubro de 2010.  Foi relatora da Proposta de Emenda Constitucional que instituiu permanente o Novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Atualmente, a deputada é presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, que tem o objetivo de colocar a educação no cento dos debates no Congresso Nacional. É também líder da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados.

A mediação fica por conta da editora-chefe do jornal Correio Braziliense, Ana Dubeux

O evento é ao vivo e será transmitido pelo canal YouTube da Aliança Francesa de Brasília, sem tradução, para quem quiser treinar o francês; e pelo canal YouTube da Embaixada da França no Brasil, com tradução simultânea em português.

Compartilhe este evento