Babilônia - Romance de Yasmina Reza | Aliança Francesa de Brasília
top of page

Babilônia - Romance Ficção de Yasmina Reza

Atualizado: 19 de abr. de 2021


por Robson Adriano


Yasmina Reza, romancista, atriz e dramaturga, autora de peças de sucesso e uma das escritoras mais renomadas entre o meio artístico e literário francês. Mulher das artes, nascida em 1 de maio de 1959, em Paris. Filha de pai judeu iraniano e mãe violinista húngara que veio à França para fugir da ditadura soviética. “Felizes os Felizes” é o seu primeiro livro de ficção publicado em Portugal. Escreveu também a famosa peça “Deus da Carnificina", adaptado para o cinema pelo diretor Roman Polanski em 2021, com grande elenco.

Yasmina Reza traz as questões mais profundas dos eventos mais triviais, dos objetos e gestos mais cotidianos. Ela pinta de forma magistral as pequenas coisas - algumas alegres, outras trágicas que, por fim, acabam ganhando vida. Yasmina explora os abismos alma que podem se tornar enredos de grandes peças, pois não é adepta de longas histórias. Sua audácia em escrever coisas importantes com humor parece típica da ascendência judaica. Yasmina Reza é um exemplo típico de escritora que não tem medo de sair da zona de conforto, porque sua obra, na maioria das vezes, é baseada em coisas que podem não agradar o senso comum.


Nosso Conseil littéraire é Babilônia, um falso romance ficção que trata com desenvoltura a história de um crime, em uma atmosfera de composição dramática e popular. O romance de Yasmina é um mergulho no espaço-tempo. Neste livro, com o qual ganhou o Prêmio Renaudot, a escritora exibe mais uma vez um olhar inquisitivo sobre as fraquezas humanas, um humor severo e uma mistura da vida cotidiana.


Elizabeth, a narradora e protagonista da história, é uma mulher que entra nos anos sessenta e, ao perder a mãe, sente-se solitária. A situação se agrava ainda mais com a recente saída do filho do âmbito familiar.

Casada com Pierre, envolvida em um relacionamento abalado pela rotina e um trabalho desgastante, a protagonista organiza uma festa em casa para a qual convida vários amigos e outros casais, na tentativa de esquecer dos problemas rotineiros. Tudo parece normal até que um evento altera totalmente os rumos da trama.


Se classificarmos Babilônia como gênero literário, muitos diriam tratar-se de um simples romance policial, mas totalmente imprevisível e surpreendente. Essa história é uma tragicomédia inteligente e reflexiva. Yasmina também investiga tópicos como passagem do tempo, ética, incerteza, angústia, medo, relacionamentos, felicidade e homenageia o olhar sensível dos fotógrafos de rua da década de 1950.

Babylone de Yasmina Reza, obra disponível no site: culturetheque.com


Conteúdos France Culture sobre Yasmina Reza:



Excelente leitura e até o próximo “Conseil littéraire”!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page