top of page

EPA - Europa de Portas Abertas


Europa de portas abertas à comunidade de Brasília

Centros culturais em Brasília realizam mais uma edição do Europa de Portas Abertas para promover expressões sobre cultura, arte e gastronomia europeias


A Europa é aqui. Expressões culturais, artísticas e gastronômicas da Europa poderão ser vivenciadas pelo público de Brasília no dia 17 de junho, sábado, em evento promovido pelos centros culturais oficiais Aliança Francesa, Goethe-Zentrum e Instituto Cervantes e a Cultura Inglesa, o Europa de Portas Abertas.


Realizado anualmente desde 2013, com exceção dos três últimos anos devido à pandemia, o evento conta, em sua programação, com variadas intervenções nos âmbitos pedagógico, linguístico e artístico-cultural como forma de promover as línguas oficiais e co-oficiais dos países europeus relacionados aos centros culturais da França, Alemanha, Espanha e Inglaterra e com expressões culturais europeias, como a gastronomia, a música e a dança. As atividades serão desenvolvidas nos quatro centros e, também, em uma área comum, com palco e praça de alimentação.


Estima-se receber mais de 1 mil pessoas no evento deste ano, que tem o objetivo de apresentar, à comunidade de Brasília e aos alunos dos institutos de línguas estrangeiras, os diferentes aspectos da cultura e dos idiomas dos centros culturais participantes. Além disso, o Europa de Portas Abertas é uma oportunidade para que o público brasiliense conheça as instalações, a infraestrutura e as metodologias de ensino dos institutos, aumentando o interesse da sociedade por eventos culturais dos países participantes.


Ao longo do evento, que acontece das 12h às 18h, com uma programação diversificada, será possível participar de uma maratona cultural e linguística europeia, com diversas atividades, como aulas experimentais nos quatro idiomas (francês, alemão, espanhol e inglês), contação, workshops e outras. Os participantes também poderão concorrer a bolsas de estudos, por meio de um passaporte linguístico, que deverá ser carimbado em cada um dos institutos, registrando a presença nos locais durante a tarde de sábado.


Atividades específicas

Cada centro cultural realizará atividades em seus espaços, como salas de aulas, salão de exposições, pátio externo e biblioteca. Os participantes recebem um passaporte para ser carimbado em cada centro, tornando interessante a presença entre todos os espaços e a participação ampla das atividades. Ao final, são sorteados prêmios e bolsas de estudo para os passaportes carimbados em todos os institutos. As atividades que compõem essa programação se estendem desde workshops dança e/ou música, aulas experimentais e palestras explicativas de dicas para estudar em países europeus a atividades infantis, como contação de histórias e oficinas.

Atividade em conjunto Neste evento, teremos um palco principal com apresentações musicais que representam os quatro países. Os shows ocorrerão a partir das 14h na Cultura Inglesa, localizado na 707/909 Sul. Na ocasião, também haverá sorteio de vários brindes e food trucks.



PROGRAMAÇÃO ALIANÇA FRANCESA


HORÁRIO: 12h às 15h


APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS | NA CULTURA INGLESA

14h: Show de Flamenco com Capricho Espanhol

15h: Show de músicas francesas com Rachel Alves e Banda

16h: Show com Georgia Alô

17h: Show da Banda Beatlemania


ENTRADA FRANCA

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page