Irineï et le Grand Esprit du Mammouth - Val Reiyel
Atualizado: 10 de Jun de 2020
Irinei e o Grande Espírito do Mamute é um romance juvenil que nos leva à Sibéria, mais especificamente ao deserto do Arizona. A autora do romance Val Reiyel reflete sobre o meio ambiente, a proteção animal e os problemas de adaptação da expatriação, através dos olhos de uma criança siberiana.
Todo o começo do romance é baseado em fatos reais. Em 1997, Val Reiyel trabalhou por alguns meses em uma produtora de documentários. Naquela época, havia a gravação de um documentário em três partes de 52 minutos sobre a extração de um mamute na Sibéria pelo famoso paleontólogo francês Bernard Buigues. Não havia ainda internet de boa qualidade, então foram poucas as fotos recebidas na produtora.
Todo o começo do romance é inspirado nesta expedição aos Dolgans com a extração do cubo de terra congelada, levantada por um helicóptero gigante. A autora imaginou que, se o mamute ainda estivesse vivo, seria uma aventura fabulosa. Mas ela não pretendia refazer o Jurassic Park nem histórias similares. Por isso, criou essa criança xamã, personagem principal do livro.
Sobre o romance:
Durante uma expedição científica à Sibéria, os paleontologistas americanos extraem do solo congelado um mamute fêmea perfeitamente preservado. Em seu retorno a Los Angeles, eles rapidamente se vêem diante de um enigma incrível: a mamute carrega um pequeno, os corações da mãe e do bebê ainda estão batendo.
Somente Irineï, um jovem xamã de 12 anos que vive em uma tribo de pastores nômades, pode ajudá-los.
Irineï et le Grand Esprit du Mammouth está na Culturethèque
Saiba mais sobre a autora: http://www.valreiyel.com/
Veja a autora comentando sobre a história: