comoChegar.png

Aliança Francesa de Brasília • 3262-7600 
Asa Sul - SEPS 708/907 lote A
 

Devido às recomendações sanitárias em relação ao Coronavírus (COVID–19) e conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Centro de Controle de Doenças (CDC) e outros órgãos de governo, para preservar a saúde dos nossos funcionários e garantir a continuidade do trabalho feito pela AF, as atividades da Aliança Francesa de Brasília serão feitas em home office a partir do dia 19/03.
Atendimento via telefone e redes sociais de segunda a sexta, de 9h às 17h.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Receba a nossa newsletter

La mise en scène: alunos encenam "Jugement de Marie Antoinette"

Updated: Dec 11, 2019

Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte (por ter casado com o rei Luís XVI) da França e Navarra.Detestada pela corte francesa, onde era chamada L'Autre-chienne (uma paronomásia em francês das palavras autrichienne, que significa "mulher austríaca" e autre-chienne, que significa "outra cadela"), Maria Antonieta começou a ser detestada pelo povo, que a acusava de desperdício e futilidade.


Depois da fuga de Varennes, Luís XVI foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792; a família real foi posteriormente presa na Torre do Templo. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição, e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.


Maria Antonieta se transformou em uma figura histórica, tornando-se também personagem de filmes e livros.


Uma adolescente austríaca se casa com Dauphin da França e se torna a rainha do país depois da morte do Rei Louis XV em 1774. Anos mais tarde, após uma vida de luxo e privilégio, Maria Antonieta perde sua cabeça na guilhotina durante a Revolução Francesa.


Esta é a sinopse do filme Maria Antonieta lançado na França, no ano de 2006. O filme foi dirigido pela cineasta Sofia Coppola.


Apesar de ter sido condenada por traição, alguns estudiosos acreditam que Maria Antonieta foi vítima do contexto político.


Afinal, vítima ou culpada?


Os alunos da Aliança Francesa de Brasília da turma B2.1 (14h segunda-quarta), contou com a ajuda da professora Camila Chernic para colocar em prática a encenação do julgamento que Maria Antonieta passou como consequência de sua "traição".