top of page

Marguerite Duras: autora do mês Setembro

Nascida em Gia Định, na colônia francesa da Cochinchina, sul do atual Vietnã, em 1914, Duras foi uma das vozes mais influentes da literatura francesa do século XX.


Aos 12 anos, ela escreve seus primeiros poemas e, com 17 anos, ela vai para França e dá início aos estudos de Direito e Ciências Políticas. Em 1943, ela publica sua primeira obra “Les Impudents” sob o pseudônimo de Duras, nome do vilarejo de sua família paterna.


Com uma carreira que abrange romances, peças de teatro, roteiros e filmes, Duras é conhecida por sua abordagem inovadora e emocionalmente intensa. Seu trabalho inclui clássicos, como O Amante (L'Amant) e A Dor (La Douleur), que exploram temas profundos como o desejo e o isolamento humano.


Além de seu impacto literário, Duras colaborou com Alain Resnais no icônico filme Hiroshima, Meu Amor e dirigiu India Song. Ela faleceu em 1996 em Paris, mas sua contribuição para a literatura merece e continua a ser celebrada e estudada.


Venha conhecer mais sobre a obra de Marguerite Duras na Mediateca da Aliança Francesa de Brasília e mergulhe no universo de uma das grandes autoras da literatura contemporânea. Em nossa Mediateca, você pode encontrar Hiroshima Mon Amour, L'Amant, L'Amour, Le Ravissement de Lol V. Stein, Moderato Cantabile, Le Square, dentre outras obras.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page