Festival de Inverno Franco-Alemão | Aliança Francesa de Brasília
top of page
IFA informações 1920-1080.png

Tecnologias imersivas

e empoderamento 

Aliança Francesa de Brasília e Goethe-Zentrum Brasília realizam 

o 1º evento conjunto desde o início da pandemia, 

com 9 dias de programação híbrida e inteiramente gratuita

Visite a Plataforma CVR do Festival IFA 2022! Para melhor aproveitar esse passeio virtual, é preciso acessar por computador, com os navegadores Chrome, Firefox ou Edge Chromium. Basta clicar abaixo, fazer um cadastro super rápido, escolher seu avatar e pronto! 

Realidade virtual, interatividade e conectividade para pensar a igualdade de gênero. O I Festival de Inverno Franco-Alemão (IFA) - realidade virtual e culturas imersivas acontece de 21 a 30 de junho de 2022, com atividades presenciais no Centro Cultural Franco-Alemão (sede da Aliança Francesa de Brasília e do Goethe-Zentrum Brasília), na Asa Sul, e em unidades do SESC-DF, no Plano Piloto e no Gama. 

 

O tema desta edição é igualdade de gênero, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda 2030 da ONU: ​​"alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas". Durante os 9 dias de festival, serão promovidas reflexões sobre mercado de trabalho e economia; representatividade, ação política e espaços de decisão; protagonismo feminino, corporalidade e sexualidade; diversidade e interseccionalidade; além de uma homenagem a cientistas mulheres alemãs, brasileiras e francófonas. 

 

A programação dialoga com o atual contexto sociocultural de rede, convergência de mídias e experiências imersivas, com ações nacionais e internacionais on e off-line: instalações interativas de desenho digital e realidade virtual (VR), mapping, metaverso de realidade virtual (CVR), música, cinema, artes visuais, stand up comedy, exposição colaborativa, webinários, roda de debate presencial, performances de DJs, artes urbanas (grafite, batalha de rap, dança de rua) e oficina de fotografia. 

 

A proposta dessas atividades culturais e educativas, totalmente gratuitas, é que os participantes se tornem multiplicadores das trocas compartilhadas ao longo do evento. Há ofertas tanto para o público adulto como para o infantojuvenil. Algumas possuem limite de vagas, por isso é necessário fazer inscrição. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA

 

União entre Aliança Francesa de Brasília e Goethe-Zentrum Brasília 

Desde março de 2021, as sedes da Aliança Francesa de Brasília e do Goethe-Zentrum Brasília na Capital Federal estão no mesmo prédio, concebido por Oscar Niemeyer para acolher a Aliança Francesa de Brasília nos anos 1960. As duas instituições atuam juntas no cluster Brasília da EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) para promover o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e o desenvolvimento local. O Festival IFA constitui a primeira etapa de um projeto de transformação digital da Midiateca do novo Centro Cultural Franco-Alemão AF Brasília/Goethe-Zentrum Brasília como espaço inovador para atividades culturais e pedagógicas voltadas para as artes digitais e o conteúdo audiovisual imersivo. 

 

O I Festival de Inverno Franco-Alemão (IFA) - realidade virtual e culturas imersivas tornou-se possível graças ao patrocínio do Fonds Culturel Franco-allemand (Ministère des Affaires étrangères allemand, Institut français, Ministère de l’Europe et des Affaires étrangères), que aprovou o projeto proposto pela AF Brasília e pelo Goethe-Zentrum Brasília; das Embaixadas da França e da Alemanha no Brasil; da Delegação da União Europeia no Brasil; e da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit; graças à parceria do SESC-DF e das empresas Cientik e Vertek; e graças ao apoio da Sétima Cinema e do Escritório do Quebec em São Paulo. 

 

bottom of page