NOSSA HISTÓRIA

Nossa história

Uma associação francesa no mundo

 

    A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesas. Para isto, ela promove o ensino do idioma francês e oferece atividades culturais francófonas, além de conceder certificados específicos de proeficiência e conhecimento linguístico. 

    A rede da Aliança Francesa possui escolas na França para estudantes estrangeiros e mais de 800 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 490.000 pessoas. Criada em 1883 em Paris, e com a participação de importantes personalidades como Júlio Verne e Louis Pasteur, a Aliança Francesa representa hoje a primeira rede cultural mundial. 

   Cada centro integrante da rede possui autonomia, porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense - a Fondation Alliance Française, além de trabalhar em parceria com a Embaixada da França e/ou o Instituto Francês.

Aliança Francesa em Brasília


No dia 25 de agosto de 1959, o Presidente Juscelino Kubitschek e o ministro de Estado da Cultura da França, André Malraux colocavam, nove meses antes da inauguração da capital do país, a primeira pedra da Aliança Francesa de Brasília. O prédio é integrante do Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer e tem projeto paisagístico de Burle Marx.

Inspirada pelo gênio e pelo coração de seu presidente, a Aliança Francesa de Brasília difunde o conhecimento do francês, como língua de abertura e de cultura, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional. Em conjunto com as iniciativas do Governo do Distrito Federal, principalmente com as das Secretarias de Educação e de Cultura, a Aliança ensina o francês, todo ano, a mais de 300 jovens provenientes da rede pública.

Jk_Andre-Malraux_edited_edited.jpg
5972162-quantum-professional-t-paper-cli