NOSSA HISTÓRIA
Aliança Francesa em Brasília
No dia 25 de agosto de 1959, nove meses antes da inauguração da capital do país, o Presidente Juscelino Kubitschek e o Ministro de Estado da Cultura da França, André Malraux, colocavam a primeira pedra da Aliança Francesa de Brasília. O prédio foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tem projeto paisagístico de Burle Marx.
A Aliança Francesa de Brasília difunde os conhecimentos do francês, como língua de abertura à cultura, de desenvolvimento pessoal e profissional. Em conjunto com as iniciativas do Governo do Distrito Federal, principalmente com as das Secretarias de Educação e de Cultura, a Aliança media o conhecimento, todo ano e gratuitamente, para mais de 300 jovens provenientes da rede pública de ensino.
Uma associação francesa no mundo
A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Para isto, ela promove o ensino do idioma francês e oferece atividades culturais diversas, além de conceder certificados específicos de proficiência e de conhecimento linguístico. No Brasil, ela oferece, também, cursos de português para estrangeiros.
Criada em 1883, na Cidade Luz (Paris), e com a participação de importantes personalidades, como Júlio Verne e Louis Pasteur, a Aliança Francesa representa, hoje, a primeira rede cultural presente no mundo inteiro.
A Fundação das Alianças Francesas conta com escolas na França, para estudantes estrangeiros, e mais de 800 unidades, em 135 países, onde estudam cerca de 500 mil pessoas.
Cada centro integrante da rede possui autonomia, porém, todos funcionam em estreita relação com a matriz parisiense - a Fondation Alliance Française; além de trabalhar em parceria com a Embaixada da França, o Instituto Francês, entre outros parceiros.